domingo, 18 de setembro de 2016

Manuel Garcez e Mário Costa

Esta foto fascina-me. Não por causa da Super Bock, que até aprecio, mas porque nela figuram duas grandes figuras do ciclismo: Manuel Garcez Garcez (mecânico) e Mário Costa (ciclista profissional da equipa Lampre Merida), irmão do grande Rui Costa. Corria o ano de 2013 e, finalmente, a União Ciclista de Sobrado atingia o seu grande objetivo, passando a fazer parte da elite do ciclismo nacional.

Foram vários os atletas contratados, com destaque para o trio galego formado por Gustavo Cesar Veloso, Delio Fernández Cruz e Alex Marque Porto, que viriam a dar um toque de grande classe à então OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes. Depois, como se costuma dizer, houve mosquitos por cordas, mas esse é um tema delicado a que voltarei mais tarde.

Contudo, o que interessa mesmo é o momento da foto - creio que foi tirada numa prova realizada no Algarve -, entre dois bons amigos. Aliás, foi exatamente a união que reinava entre o grupo que valeu a estabilidade da coletividade valonguense, que tinha como presidente Nuno Jorge Gaspar Ribeiro, hoje o diretor desportivo da equipa W52/FC Porto/Porto Canal, recente vencedora da Volta a Portugal por Rui Vinhas.

Para além dos quatro nomes já citados, completavam o conjunto os seguintes elementos: Edu Prades, Hélder Oliveira, João Matias, Samuel Caldeira, Rui Barros, Gualter Carvalho e Luís Fernandes.


2 comentários: